Playstation 2

adicionado por: marcio1986 a: 2013-08-13 03:55:31

A Playstation 2 foi lançada a outubro de 2000 na América e novembro na Europa. A consola contou com um enorme sucesso inicial passando as vendas iniciais da Dreamcast. Devido a problemas de produção existiu uma escassez de unidades nos pontos de revenda logo após o seu lançamento.

O sucesso inicial da consola deveu-se em grande em parte, à força da marca PlayStation e à retrocompatibilidade com a PS1 que por si só aumentou a biblioteca da consola em mais de mil de títulos. Outro factor de peso, foi a funcionalidade incorporada que permitia à PS2 funcionar como um leitor de DVDs que na altura tinham um preço que igualava ou superava o da PS2.

O sucesso da PS2 no final de 2000 teve um enorme impacto na Dreamcast ao ponto de levar a Sega a descontinuar a sua consola em 2001 e a desistir por completo do mercado das consolas. Durante esse período a PS2 foi a única consola de sexta geração à venda no mercado até que seis meses mais tarde chegaram a Xbox e GameCube da Microsoft e Nintendo respectivamente.

Projectava-se que fosse uma corrida equilabrada entre as três consolas, mas a parceria que a Sony conseguiu alcançar com editoras como a Konami, Rockstar e SquareSoft (agora Square-Enix) geraram títulos exclusivos de grande qualidade que manteram o número de vendas da consola consistente.

Títulos como Grand Theft Auto 3, Final Fantasy X e Metal Gear Solid 2 foram decisivos para manter a consola da Sony à frente das suas rivais, mas foi também na PS2 que nasceram títulos que se tornaram em populares franquias, como são os casos de Devil May Cry, God of War ou Ratchet & Clank. O Grand Theft Auto: San Andreas foi o jogo mais vendido na consola.

No decorrer do seu longo ciclo de vida que por si só é um marco histórico com a duração de 12 anos, a consola alcançou feitos que até à data nenhum outro sistema foi capaz de duplicar. Foi a consola mais vendida de sempre a contar com mais de 150 milhões de unidades vendidas, foi também a consola a alcançar a marca dos 100 milhões de vendas no menor espaço de tempo e conta com a maior biblioteca de jogos contando com mais de dois mil títulos.