Dreamcast

adicionado por: marcio1986 a: 2013-08-12 07:33:05

A Dreamcast é a quinta e última consola desenvolvida pela Sega e a primeira consola de sexta geração. Apoiada por um CPU de 128-Bits a Dreamcast foi a primeira a oferecer gráficos 3D com verdadeira qualidade de arcada. Ficou famosa por ter sido a primeira consola a oferecer online a nível mundial através de um modem imbutido na própria unidade, um adaptador de banda larga foi posteriormente lançado possibilitando a ligação a uma rede ethernet.

A procurar recuparar de uma série de más decisões, a Sega estava decidida a voltar ao caminho certo com a Dreamcast, com uma forte campanha de marketing e estúdios reformulados com o objectivo de criar conteúdo criativo e inovador que resultou em títulos como Crazy Taxy, Jet Set Radio e Shenmue.

Os esforços da Sega tiverem um bom resultado, pelo menos na América com o sistema a voar das prateleiras e a vender mais de 500 mil unidades em apenas duas semanas. Infelizmente para a Sega, a Dreamcast não obteve o mesmo sucesso no Japão, o que provocou grandes perdas nos cofres da Sega que por si só já se encontravam bastante debilitados em consequência de erros passados, mas o pior estava ainda para vir.

Na E3 de 1999, a Sony revelou a sucessora da extremamente popular Playstation, e como seria de esparar, o novo sistema era esperado por meio mundo e para a infelicidade da Sega a Playstation 2 não desapontou, não só possuia um hardware mais avançado do que a Dreamcast como tinha a capacidade de reproduzir DVDs, isto levou a que muitos optacem por saltar a consola da Sega e esperar pela mais poderosa PS2.

A 31 de janeiro de 2001, a Sega América anunciou que iria parar a produção da Dreamcast até 30 de março do mesmo ano, enquanto que na Europa a consola continuou activa até a meio de 2002. Com a paragem de produção da Dreamcast, a Sega saiu do mercado das consolas dedicando-se apenas à produção de software.