Playstation

adicionado por: marcio1986 a: 2013-08-10 10:09:57

A entrada da Sony no mercado das consolas de videojogos não podia ter corrido melhor, o resultado foi o primeiro sistema a ultrapassar a marca dos 100 milhões de vendas com uma das maiores e melhores bibliotecas de jogos existentes até à data.

O desenvolvimento da PlayStation, começou antes da era 16-Bits. A Nintendo decidiu experimentar com a media CD-ROM para utillizar com a sua popular Famicom, mas surgiram alguns problemas que obrigaram a Nintendo a desistir da ideia. Só alguns anos mais tarde quando surgiu uma versão melhorada do CD-ROM que a Nintendo decidiu trabalhar com a Sony, um dos criadores do CD-ROM (juntamente com a Phillips) para produzir um acessório leitor de cds o Super Nintendo, chamado de SNES-CD.

O projeto nunca se materializou devido a um desentendimento no contrato de parceria, que levou a Nintendo a quebrar todas as ligações que tinha com a Sony e a aliar-se com a Philips. A Sony decidiu então em aproveitar toda a pesquiza e desenvolvimento que investiu no projecto para criar a sua própria consola.

A PlayStation foi lançada no Japão no dia 3 de dezembro de 1994, na América do Norte a 9 de setembro de 1995 com o preço de 299 dólares e na Europa a 29 de setembro de 1995. A consola teve um lançamento positivo com títulos de vários géneros, incluindo Battle Arena Toshinden, Doom, Warhawk, Air Combat, Philosoma e Ridge Racer.

Ao do seu longo ciclo de vida a Playstation recebeu alguns dos mais bem sucedidos videojogos de todos os tempos, títulos como Metal Gear Solid, Final Fantasy VII, Tekken 3 e Chrono Cross deram um estatuto lendário à plataforma.