Neo Geo AES

adicionado por: marcio1986 a: 2013-08-08 06:19:16

A SNK mudou a industria dos jogos de arcada quando apresentou o seu MVS (Multi Video System) que permitia que uma máquina de arcada tivesse multiplos jogos. Na procura de expandir o seu negócio das arcadas para o locrativo negócio das consolas, a SNK desenvolveu a Advance Entertainment System (AES) que mais tarde ficaria conhecida pela Neo Geo AES.

A consola começou por ser comercializada dentro de um sistema de aluguel onde era alugada a estabelecimentos comerciais, na área da hotelaria e restauração, entre outros. Depois de alguns testes e verificar-se que existia procura suficiente, a SNK decidiu em avançar com a venda ao público, que arrancou a 31 de Janeiro de 1990 no Japão, seguindo para o Ocidente um ano mais tarde.

Em termos de hardware a Neo Geo AES igualava a MVS que por si só já era um dos hardwares mais avançados das arcadas, contava com um CPU de 16-Bits e outro de 8-Bits que operavam em conjunto levando a que o sistema fosse comercializado como o único sistema de 24-Bits no mercado, mas como seria de esperar tal potência ia custar caro (literalmente).

Com um sistema que igualava o poder das arcadas, que superava de longe as ofertas apresentadas pela Nintendo ou Sega, não era de estranhar que a Neo Geo AES chegasse ao mercado americano com o custo absurdo de 649 dólares, por esta pequena quantia obtiam o "Gold System" que incluia um jogo e dois comandos joystick (mais tarde iriam estar incluídos dois jogos neste pacote, Magicion Lord e Fatal Fury), depois existia o pacote "Silver System" que custava 399 dólares, que não é o preço aliciante que parece pois este pacote incluia apenas um comando joystick sem qualquer jogo e cada jogo tinha um preço base de 200 dólares o que deixava este sistema fora do alcance de muitas familias.