Análise Unravel

por: catita520 a: 2016-02-27 às: 17:20:17

Ajuda o Yarni na sua aventura na busca das memórias perdidas.

Unravel é um jogo de aventura de plataformas 2D, o jogo é composto por 11 capítulos mais o nível bonús. Tem uma história emotiva, cheia de sensações, mesmo sem o recurso a falas e palavras é possível absorver todas as memórias e lembranças desta família.

Unravel - Álbum de fotosAo longo do jogo deparamo-nos com ambientes fantásticos, baseados nos cenários maravilhosos da Escandinávia. O nosso objectivo é ajudar Yarni, um boneco de lã gerado pelos laços que unem os entes queridos. A missão de Yarni consiste em recuperar as memórias perdidas desta família, por cada nível completado encontramos uma das peças perdidas, deste modo conseguimos completar o albúm de fotografias da família.

Para completarmos cada capítulo temos de utilizar várias utilidades de Yarni, através do seu fio de lã podemos balançar em árvores, criar pontes que nos permitem saltar mais alto e até mesmo levar objectos (latas, pedras e/ou galhos de árvores), estes objectos podem ajudar a solucionar os puzzles de cada nível. 

Unravel - ControlosEm alguns deles temos mesmo de ser criativos para conseguir fugir a ratos, corvos e rajadas de vento intenso. Basta um movimento em falso e Yarni morre facilmente. Ao longo da aventura vamos encontrando mais novelo de lã que para além de permitirem avançarmos na história funcionam como pontos de controlo. Para caminhar Yarni vai desenrolando o seu fio de lã, se ficar sem lã não consegue avançar, por isso é necessário ser cuidadoso e resolver os puzzles no menor número de passos.

É de salientar que os controlos escolhidos estão bem adequados ao que pretendemos fazer, por exemplo, agarrar os pontos com o R2 e baloiçar com o analógico esquerdo, subir o fio de lã com o L2 e depois os usuais, X para saltar, círculo para agarrar ou arrastar objectos.

Unravel - PuzzleO menu do jogo é bastante diferente do que estamos habituados, cada capítulo corresponde a uma moldura com uma fotografia que conta um pedaço da história. Para aceder a cada capítulo temos de escolher a moldura e assim que terminado outra moldura fica desbloqueada.

Existem segredos escondidos em quase todos os capitulos que nos incentivam a explorar as diferentes áreas a pente fino, estes estão representados nas molduras no formato de flores de lã. Existem alguns muito bem escondidos que é necessário desvendar um puzzle complicado.

Unravel -TeamTodos os temas envolventes, tanto as memórias, como as fotografias e as músicas foram bem escolhidas e estão tão bem enquadradas que em cada momento, conseguimos sentir a nostalgia de um modo único. 

Unravel é um jogo emocionante, que nos trás uma visão do que fica ao longo de uma vida, os sentimentos quase que ficam à flor da pele. Embora pequeno e com uma jogabilidade simples, Unravel consegue proporcionar-nos puzzles complexos e originais (acompanhados de alguns momentos de frustração) e deixa-nos a desejar que a corda de lã fosse um bocadinho mais longa.

 

 

 

 

comments powered by Disqus