Análise Child of Light

por: catita520 a: 2014-12-05 às: 19:35:44

Aurora embarca numa pequena grande aventura para salvar os habitantes de Old Lemuria da Rainha da Escuridão.

Child of Light é um RPG desenvolvido pela Ubisoft Montreal, tendo como director Patrick Plourde e publicado pela Ubisoft. O jogo foi lançado em Abril para PC, PlayStation 3, PlayStation 4, Wii U, Xbox 360, Xbox One em Abril de 2014 e posteriormente para a PlayStation Vita em Julho de 2014.

Esta análise tem como base a versão transferível para a PlayStation 3. Foram necessárias duas instalações do jogo para conseguir jogar numa versão estável. Tive vários problemas ao tentar abrir o jogo tendo o mesmo encravado enumeras vezes, obrigando-me a fazer um hard reset à consola porque até o comando ficava bloqueado.

Child of Light - Gráficos da PlataformaEmbora tenha ligação com Uplay não existe grandes benefícios em instalar ou usufruir da mesma, todas as opções disponíveis não trazem nada de novo ao jogo. Acções Uplay com 40 pontos cada podem obter Rubella, Finn, Norah e/ou Robert caso não os encontrem durante o jogo. Estas personagens estão relaccionadas com os trofeús do jogo. Recompensas Uplay por 40 pontos podem obter a localização das cartas (confessional) em cada área de Old Lemuria. Por 10 pontos cada podem obter: 3 elixires para aumentar  50% do tempo de ataque durante quatro turnos, 3 elixires para reduzir 50% do tempo de ataque  dos monstros do elemento escuridão durante quatro turnos e/ou 3 elixires para aumentar a defesa 30% contra ataques físicos durante cinco turnos.

Para que tenham a noção que estas recompensas são desnecessárias, ao terminar o jogo tinha mais de 20 itens de cada obtidos ao longo do jogo, durante combates e/ou cofres espalhados por Old Lemuria.

Child of Light - Oculi CraftO jogo tem ainda sete DLC disponíveis: Golem’s Plight Pack, através da Quest Golem, Aurora pode encontrar as partes do corpo do Golem. Assim que a Quest termina o Golem permanece na equipa é um aliado bastante forte. Inclui ainda a gema Erin e 9 pedras Oculi (três de cada: Red, Blue e Green). O pack Stardust, permite adicionar pontos a um aliado 2 MP, 2 Força, 2 Defesa, 2 HP, 2 Defesa de Magia, 2 Magia, 1 Ataque Crítico, 1 Esquiva e 1 de rapidez.  Pack of Faceted Oculi, Light Pack, Pack of Rough Oculi e o Pack of Tumbled Oculi, no qual existem diferentes variedades e quantidades de pedras Oculi. O Pack light trás ainda uma nova vestimenta para a Aurora.

As pedras Oculi permitem adicionar novas características a cada personagem. Cada personagem pode ter equipada 3 pedras Oculi. Quanto mais evoluídas maior a percentagem que aumentam: defesa, ataque e/ou rapidez.

Os Gráficos do jogo relembram a nossa infância, os nossos livros de histórias com páginas desdobráveis cheias de magia. A história baseia-se no conto de fadas, que tem como personagem principal a pequena Aurora, uma criança assustada, tirada da sua cama durante o sono para acordar num mundo mágico que precisa de ser salvo da escuridão.

Durante a sua jornada Aurora vai encontrado novas personagens jogáveis: Rubella, Finn, Norah, Robert, Óengus, Tristis e Gen. A cada personagem existe uma enredo tocante que nos leva para novas aventuras. Existem espalhados por Old Lemurian Quests, no total são 11 mas se fizerem o download do Pack Golem’s Plight passam a 12, a maior parte são facultativas.

Child of Light - QuestA funcionalidade de viajar rapidamente entre as áreas já visitadas permite concluir fácil e rapidamente as quests. Senão completarem a quest associada à nova personagem a mesma não irá acompanhar Aurora na sua jornada. No mapa existe ainda a indicação do que conseguimos obter em cada área: cofres e stardust.

A nível da complexidade dos combates, não são difíceis se analisarmos os pontos fracos dos adversários. Os combates são por turnos, a barra é dividida por Wait e Cast, se conseguirmos atacar primeiro que o adversário e o mesmo estiver na zona de Cast este perde a ver de ataque voltando para o início da barra de Wait.

Consoante a evolução dos ataques e dos tipos de ataque (Magia ou Físico) a velocidade de Cast difere. Também cada personagem tem uma velocidade diferente no turno. Ainda a grande ajuda durante os combates o nosso amiguinho Flame, que permite diminuir a velocidade dos adversários (basta carregar no adversário e premir L2) e/ou curar sem perder a vez (carregar na personagem que se quer curar e premir L2). Cada acção desta diminui a barra de flame, quando fica vazia podemos carrega-la com itens ou com as árvores brilhantes disponíveis no combate. É necessário ter cuidado a consumir a flame pois só existem 2 ou 3 (em caso de Boss) árvores e demoram tempo a recuperar o brilho.

Child of Light - Image BossA equipa mais forte para os combates de Boss’s são Aurora e Finn, Rubella também é muito importante pois permite curar e reviver um companheiro desfalecido. A vantagem das duas primeiras personagens são os ataques colectivos a todos os adversários e ainda os ataques de magia de Finn são muito fortes.

A nível de trofeus, existem no total 20 sem platina, dando no total 315 pontos. Os mesmos estão relaccionadas com a história: obter o Sol, a Lua e destruir a Rainha da Escuridão e ainda as quests dos companheiros de Aurora. O único trofeu mais complicado, ou que exige mais atenção é o de coleccionar todas as cartas espalhadas por cada mundo. Ao todo existem 12 cartas que nos mostram o outro lado da história, o porque e o onde de todo o enredo.

O final do jogo é bastante mágico, cheio de emoção e grande criatividade num ambiente magnífico e inspirador. Todos os sons e músicas estão bem adaptados à história e ao mundo de Old Lemuria.

Um jogo que não devem perder mesmo.

comments powered by Disqus