Análise Zombieville USA

por: marcio1986 a: 2011-12-08 às: 23:48:04

Se queres sobreviver ao Apocalipse Zombie é bom que sejas um policia, um ninja... ou um palhaço.

Em Zombieville USA o jogador é um sobrevivente de um apocalipse de zombies (e quem é que não gosta de ser um sobrevivente num apocalipse de zombies) e o objectivo é sobreviver nível após nível onde dezenas de zombies nos tentam devorar, mas felizmente não estamos sós porque sempre ao nosso lado está um confiável taco de basebol e um revolver sempre pronto a disparar (pelo menos enquanto as balas não se esgotam).

Sendo um jogo 2D não existe muito por onde possamos ser atacados ou pela esquerda ou pela a direita, mas a coisa pode ser mais complicada do que parece, é necessário uma utilização inteligente de ambos os ataques disponíveis (combate corpo a corpo e arma de fogo), o combate corpo a corpo consome demasiado tempo entre ataques e ao atacar um dos lados deixamos o lado oposto vulnerável enquanto que as armas de fogo embora sejam rápidas e poderosas têm um chato inconveniente que são as munições e estas têm a tendência para acabar depressa, por isso tem que se saber utilizar ambos os ataques nas alturas certas.

Entre níveis temos sempre a possibilidade de melhorar o nosso arsenal tal como recuperar energia, mas tudo isto custa dinheiro e como o dinheiro não cai do céu à que se ponderar bem onde queremos investir, uma espada é melhor que um taco de basebol, mas uma magnum gasta menos balas que um revolver normal e que tal uma caçadeira para estoirar com algumas cabeças? mas não há nada como pegar fogo aos zombies com um lança-chamas. Ao adquirir-se uma nova arma outras vão ficando desbloqueadas e embora seja bom termos mais opções no nosso arsenal cada arma tem as suas próprias munições e como só se apanha munições para uma arma de cada vez vemo-nos obrigados a utilizar todas as armas na nossa posse para que as balas de uma especifica arma nunca se esgotem.

Como disse à pouco comprar coisas custa dinheiro e para ganhar-mos o precioso dinheiro temos duas opções, matar zombies e pilhar casas (pilhar casas pode dar dinheiro ou munições), casas estas que também podem ser utilizadas como abrigo e acreditem, quando as ruas estiverem muito povoadas vão querer estar perto de uma casa. De nível para nível os zombies vão aparecendo com muito mais frequência e como se isso não bastasse vão ficando também mais resistentes, existem pelo menos três tipos de zombies (cheguei ao nível 30 e ainda não vi mais nenhum tipo por isso é pouco provável que exista mais algum), o primeiro é o zombie comum que tem força, velocidade e energia normal depois existe o que eu gosto de chamar o zombie pálido que tem pouca força e energia, mas tem muita velocidade e depressa está em cima de nós a descontar-nos energia aos poucos e por fim o zombie de olhos vermelhos que é lento mas tem muita resistência e força e se um deste nos mete os dentes em cima era uma vez.

Para ajudar também a variar um pouco a maneira como jogamos existem um todo de sete personagens com atributos diferentes e estes atributos vão desde apanhar mais dinheiro a descontar mais e melhor com ataques de corpo a corpo, mas em contrapartida para todas as vantagens existem desvantagens que podem ir de ser um zero à esquerda a utilizar armas de fogo como ser um azarado no que diz respeito a encontrar dinheiro ou munições. Para terminar quero também mencionar o que eu chamo de níveis bonús que são, está bem não são níveis bónus a única diferença que têm dos restantes níveis é disponibilizarem um veículo logo no inicio e com esse veículo pode-mos esborrachar todos os zombies que nos aparece pela frente, portanto matar zombies sem gastar balas, ganhar dinheiro sem perder vida, ouvir o som dos zombies a serem passados a ferro, para mim é um nível bónus.

O jogo não só tem um jogabilidade viciante como é também bonito de ser ver e de se ouvir, os gráficos são detalhados, as animações são variadas e bem produzidas (uma espada a cortar cabeças ou um zombie a arder em chamas é espectacular de se ver). A música de fundo é sempre a mesma felizmente não é irritante tem aquele e toque de música de igreja misturado com tecno, está engraçado como estão também os efeitos sonoras quer seja do barulho das armas ou som das entranhas dos zombies a caírem no chão.

Zombieville USA é um excelente "time killer" enquanto tentam sobreviver não vão dar pelo tempo passar e ao preço que está actualmente (0.76€) é mais do que uma excelente compra para o vosso a Android.

(O jogo foi testado num Xperia Ray e rodou sem quebras de frames nem qualquer problema de funcionamento).

comments powered by Disqus